Normas de Trabalho

Inscreva-se agora!

7 + 8 = ?

Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Prazos

Datas Importantes

Prazo de inscrições e pagamento: 12/11/2018
Submissão de resumo:  Até 15/10/2018
Resultado Final: 25/10/2018
Envio de  trabalho completo: 28/12/2018

Submissão

Trabalho Completo

Os resumos serão recebidos apenas por formulário online através da Área do Participante no ícone Trabalho Científico e de acordo com o template.

Instruções

Autores e Coautores

Apenas o autor principal poderá submeter o resumo
Apenas o autor principal poderá indicar os coautores do trabalho, sendo que estes devem estar cadastrados no sistema.
O pagamento da inscrição do autor principal e coautor(es) é obrigatório para que o trabalho seja publicado no E-book.

Submissão

Modalidades/Idiomas

Modalidades: Comunicação Oral e Pôster
Comunicação Oral e Pôster: Trabalhos inéditos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e discussões sobre práticas, dentre outras.
Relato de Experiência: Trabalhos que relatem atividades, projetos, produção/uso de materiais, produções artísticas, etc. que tiverem relação direta com o tema do evento
Idiomas: Português


SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 

1ª ETAPA: 

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO

Os RESUMOS SIMPLES serão recebidos por formulário online até às 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 15 de Outubro de 2018, impreterivelmente. Poderão ser submetidos nas modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência.


Fique atento! O arquivo do Resumo (comunicação oral, pôster ou relato de experiência) deverá ser adicionado na plataforma de submissão.

I - Os autores deverão submeter um resumo para avaliação da Comissão Científica, caso seja avaliado como ACEITO ou ACEITO COMO NECESSITA CORREÇÃO, posteriormente os autores deverão encaminhar o trabalho completo (formato de artigo, resumo expandido ou relato de experiência) para que seja apresentado durante o evento e publicado nos anais.

II - Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos ANAIS e E-book, o autor principal e coautores devem estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada.

AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.  E somente ele, pode indicar os coautores e orientador do trabalho.

COAUTOR: Os coautores precisam estar cadastrados no site do evento para serem adicionados na plataforma no momento da submissão, já o nome do orientador tem que ser digitado no campo específico na plataforma.


MODALIDADES:
Comunicações Orais e Pôsteres: serão aceitos apenas trabalhos inéditos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e discussões sobre práticas, dentre outras. No caso de Relatos de Experiência: serão aceitos apenas trabalhos que relatem atividades, projetos, produção/uso de materiais, produções artísticas, etc. que tiverem relação direta com o tema do evento.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:
FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO RESUMO: mínimo 600 e máximo 800  (com espaço)
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO:  5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores).

ENVIO DE TRABALHO: Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online. Disponível na Área do Participante.

O MESMO RESUMO DEVERÁ SER UTILIZADO PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO:
No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 600 e no máximo 800 caracteres (com espaço), parágrafo único, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Deverá ser objetivo quanto à organização das informações, de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. 

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

IDIOMA: Português e Inglês.


IMPORTANTE:
a) 1ª Etapa: Após o resultado de avaliação do resumo simples, o participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão segundo as normas da 2ª Etapa.
b) Todo inscrito, seja autor/a ou coautor/a, DEVERÁ EFETUAR O PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO.
c) Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
d) O ARQUIVO DO TRABALHO DEVE SER ANEXADO NO FORMATO PDF. Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado, ou enviados por e-mail.
e) O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, a Comissão Científica reserva-se ao direito de reclassificar o Simpósio Temático e modalidade selecionada do trabalho enviado.
f) Todos os trabalhos submetidos para o evento devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

DATA E HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definido e divulgado no site do evento.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES E ARQUIVO DO TRABALHO: Não será permitida a alteração de participantes (autores, coautores e/ou orientador) na plataforma online após a submissão de trabalhos. Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online após a avaliação do trabalho como ACEITO ou NÃO ACEITO.

ARQUIVO DO TRABALHO: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.



2ª ETAPA:
(confira as orientações técnicas para cada modalidade de trabalho, nas abas seguintes)

Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online no dia 28 de Dezembro de 2018 até às 23h e 59min (horário de Brasília), impreterivelmente. 

Poderão ser submetido nas modalidades Comunicação Oral (artigo), Pôster (resumo expandido) e Relato de Experiência (artigo). A submissão de trabalhos poderão ocorrer na forma de artigo de relato de experiência, revisão bibliográfica, pesquisa concluída ou em andamento.

Os trabalhos deverão ser submetidos através da Área do Participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.
Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. Saiba mais nas normas específicas para Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência.


ERRATA:  Devido ao elevado número de propostas para simpósios temáticos, o resultaddo das submissões será divulgado no dia 11/05/2018.
 

1ª ETAPA: Modelo das Normas de Resumo simples

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores

Baixe o Modelo

No caso de Comunicações Orais, serão aceitos apenas trabalhos inéditos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e discussões sobre práticas, dentre outras.

1ª ETAPA: 

Os RESUMOS SIMPLES serão recebidos por formulário online até às 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 15 de Outubro de 2018, impreterivelmente. Poderão ser submetidos nas modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:
FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO RESUMO: mínimo 600 e máximo 800  (com espaço)
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO:  5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores).


2ª ETAPA:

Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online no dia 28 de Dezembro de 2018 até às 23h e 59min (horário de Brasília), impreterivelmente.

Poderá ser submetido na modalidade Comunicação Oral (artigo completo), artigo de relato de experiência, revisão bibliográfica, pesquisa concluída ou em andamento.

Os trabalhos deverão ser submetidos através da Área do Participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.
Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:

Resumo Simples: deverá ter no mínimo 600 e no máximo 800 caracteres com espaço, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

Palavras-chave: Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco.

CORPO DO TRABALHO


FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO TRABALHO: mínimo 10.000 e máximo. 15.000 caracteres (com espaço)*
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR: 3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores).


*Somente serão contabilizados no número de caracteres, o texto do trabalho e as referências.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12, justificado e espaçamento 1,5.
O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetiva), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências (As citações e as referências no texto devem seguir as normas de ABNT).


IMPORTANTE:
a) A aprovação dos trabalhos para publicação tomará como critérios básicos sua contribuição às propostas dos ST e/ou ao tema do evento, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica, no caso de comunicações orais.
b) Somente os(as) autores(as) poderão apresentar o trabalho aprovado.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.
IMPORTANTE: O ARQUIVO DO TRABALHO DEVE SER ANEXADO NO FORMATO PDF.
TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).


 

2ª ETAPA: Modelo das Normas de Comunicação Oral

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

No caso de Pôsteres, serão aceitos apenas trabalhos inéditos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e discussões sobre práticas, dentre outras.

1ª ETAPA: 

Os RESUMOS SIMPLES serão recebidos por formulário online até às 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 15 de Outubro de 2018, impreterivelmente. Poderão ser submetidos nas modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:
FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO RESUMO: mínimo 600 e máximo 800  (com espaço)
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO:  5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores).


2ª ETAPA:

Os RESUMOS EXPANDIDOS serão recebidos por formulário online no dia 28 de Dezembro de 2018 até às 23h e 59min (horário de Brasília), impreterivelmente.

Poderá ser submetido na modalidade Pôster (resumo expandido), relato de experiência, revisão bibliográfica, pesquisa concluída ou em andamento.

Os trabalhos deverão ser submetidos através da Área do Participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.
Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:


FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO RESUMO EXPANDIDO: mínimo 4.000 e máximo. 6.000 caracteres (com espaço)*
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR: 3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores).

*Somente serão contabilizados no número de caracteres, o texto do trabalho e as referências.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12, justificado e espaçamento 1,5.

O Resumo Expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetiva), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências (As citações e as referências no texto devem seguir as normas de ABNT).

Palavras-chave: Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco.

O resumo expandido deverá ser enviado após verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação. Salve o arquivo em formato/extensão PDF.

CONFECÇÃO DO PÔSTER:
A confecção do pôster deverá possuir, obrigatoriamente, os seguintes itens:

       a) Título do trabalho
       b) Nome do(a)(s) autor(a)(s) – instituição a que pertence(m)
       c) E-mail(s) de contato
       d) Agência ou Instituição Financiadora (se houver)

O pôster deverá ter as medidas de 1,30 m de altura e 1,00 m de largura. Deverá privilegiar fragmentos curtos de texto, enfatizando imagens e outros elementos. É importante ressaltar que o conteúdo do pôster deve estar visível a uma distância de 1 m. Caso não sejam seguidas essas orientações o trabalho não receberá certificado de apresentação.


IMPORTANTE: Os resumos expandidos aprovados serão publicados no e-book desde que sejam devidamente apresentados no evento e atendam as normas técnicas. O e-book será disponibilizado após o evento.

 

2ª ETAPA: Modelo das Normas de Resumo Expandido(.d

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores

Baixe o Modelo

No caso de Relatos de Experiência , serão aceitos apenas trabalhos que relatem atividades, projetos, produção/uso de materiais, produções artísticas, etc. que tiverem relação direta com o tema do evento.

1ª ETAPA: 

Os RESUMOS SIMPLES serão recebidos por formulário online até às 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 15 de Outubro de 2018, impreterivelmente. Poderão ser submetidos nas modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:
FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO RESUMO: mínimo 600 e máximo 800  (com espaço)
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO:  5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores). 


2ª ETAPA:

Os RELATOS DE EXPERIÊNCIAS serão recebidos por formulário online no dia 28 de Dezembro de 2018 até às 23h e 59min (horário de Brasília), impreterivelmente.

Os Relatos de Experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento – diversidade sexual, gênero e raça, indicando o que esta representou para os/as sujeitos/as envolvidos/as. Os relatos poderão ser encaminhados para uma das três categorias a seguir:
 
1 – Práticas escolares e de formação docente: diz respeito a iniciativas de trabalho (atividades, projetos, etc.) ou produção de materiais pedagógicos desenvolvidos por profissionais que atuam na educação básica ou nas universidades para a abordagem de temas ligados às diversidades sexuais, gêneros e raça nas escolas e nas iniciativas de formação docente (inicial e continuada).

2 – Ativismos e os movimentos sociais: diz respeito a iniciativas de trabalho (atividades, projetos, intervenções, etc.) de grupos e coletivos para a abordagem de temas ligados às diversidade sexual, gênero e raça junto à sociedade, seja no trabalho com sujeitos LGBTTI, seja na abordagem das temáticas da diversidade sexual, gênero e raça em campanhas, produção de materiais e demais ações político-educativas.
 
3 – Produções culturais e artísticas: diz respeito ao relato sobre produções no âmbito das mídias (filmes, vídeos, etc.), artefatos culturais (revistas, livros, livros infantis, etc.) e produções artísticas diversas (fotografia, performance, etc.) envolvendo temas ligados às diversidade sexual, gênero e raça.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:

FORMATAÇÃO: Utilize o modelo disponibilizado em cada modalidade.
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES DO ARTIGO: mínimo 10.000 e máximo. 15.000 caracteres (com espaço)*
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 2 (dois).
QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR: 3 (três).
QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores).

*Somente serão contabilizados no número de caracteres, o texto do trabalho e as referências.


IMPORTANTE:
a) Os relatos de experiências aprovados serão publicados no e-book desde que sejam devidamente apresentados no evento e atendam as normas técnicas. O e-book será disponibilizado após o evento.

b) O(A) autor(a) e coautores(as) do trabalho deverão estar inscritos(as) e com pagamento efetuado para que o trabalho possa ser apresentado no evento e publicado no e-book

2ª ETAPA: Modelo das Normas de Relato Experiência

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores

Baixe o Modelo

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado no e-book, o pagamento da inscrição deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de Artigo e Resumo Expandido, a depender da modalidade escolhida.

Comunicação oral e Relato de Experiência: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

Pôster: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 130 cm (altura) por 100 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecerem no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:

Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e a filiação institucional.

Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.
Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:
Comunicação Oral: 15 MINUTOS (sendo 10 min para apresentação e 5 min para arguição).
Pôster: 2 HORAS.
 
NORMA: A Comissão Científica reserva-se ao direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site.

AUTORIDADE: A Comissão Científica reserva-se ao direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.
 
DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO: Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS: Na ÁREA DO PARTICIPANTE no ícone DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS.

EMISSÃO DE CERTIFICADOS: O credenciamento, a assinatura das listas de presença das atividades e o pagamento da inscrição do autor principal são obrigatórios para que sejam emitidos os certificados.

PUBLICAÇÃO DO E-BOOK:
1 - O pagamento da inscrição do autor(a) principal e coautores(as) são obrigatórios para que os trabalhos sejam publicados no E-book;
2 – Só serão publicados os trabalhos aceitos e apresentados durante o evento.

IX Congresso Internacional da ABEH

Diversidade sexual, gênero e raça: diálogos Brasil-África